Thursday, April 2, 2009

Camaleão de Soure aprova pocilga no ribeiro que é limite do concelho de Pombal


O Presidente da Câmara da Vila de Soure aprovou um pocilga de Porcos (na QUINTA dos NETOS)sem passar (cartuxo) a um oficio do Presidente da Câmara da Cidade de Pombal ao qual se juntava uma contestação dos moradores de varias aldeias limítrofes do concelho de Soure e Pombal cerca de 400 assinaturas .Este processo cheira a esturro por varias razões entre elas esta na linha do TGV outra está um ribeiro que despeja directamente para o RIO ARUNCA talvez o Camaleão de Soure tenha uma visita BREVEMENTE via RIO ARUNCA de uns "CAGALHÔES" de porco para ele cheirar o perfume.

5 comments:

Anonymous said...

Assim é meu caro amigo.
Este sr. presidente da Camara de Soure, tem sido padrasto para os residentes e moradores do lugar de Quinta dos Netos.
Nunca gastou um centimo que fosse neste lugar, limitre do concelho de Soure, a sul, com o concelho de Pombal. Mais propriamente com o lugar dos Netos, freguesia de Almagreira.
O lugar de Quinta dos Netos, território do municipio de soure, é abastecido de água domiciliária pela Camara de Pombal e possui energia eléctrica também fornecida pela EDP, área de Pombal, sendo inclusivamente paga pela C.Pombal a iluminação pública, dos habitantes de Q.Netos-Soure.
Assim se demonstra que, se não fosse o Municipio de Pombal, estes habitantes do concelho de Soure, não tinham água potável e viviam ás escuras( oito habitações, com +- 20 moradores).
Para além do abandono desta população agora, permitiu e licenciou(Alvará nº 7/2009 de 2 de Fevereiro)a instalação de uma pocilga(pecuária) de grande dimensão (400 porcas criadeiras),
à mesma empresa da região de Leiria, que tem poluído há vários anos, a conhecida ribeira dos Milagres, junto a esta cidade, largamente noticiado pela comunicação social.
E, permitiu esta pecuária, sabendo da revolta de toda a população de vários lugares dos Concelhos de Soure e Pombal, e contra a sua vontade.
Desta forma, não defendeu os intereses nem a qualidade de vida destas populações, hipotecando no futuro de modo deliberado, o bem estar desta gente, UM DIREITO DE CIDADANIA.
Este senhor, bem como, todos os que contribuiram e permitiram esta infraestrutura, altamente poluênte e destruidora do meio ambiênte, serão responsalibizados brevemente pelas populações em causa.
Voltarei a este assunto.
Um Cidadão indignado.

Anonymous said...

Não se pense que são só os moradores do lugar de Quinta dos Netos a sofrer com as consequências da instalação desta pocilga de larga escala!
Será afectada uma vasta área. lugares como: Netos, Almagreira, Vale de Nabal, Portela, carrascos, chas, todos do concelho de Pombal, e, Simões, Sobral e a própria vila de Soure serão fortemente afectados.
Para além dos cheiros nauseabundos que se farão sentir, todas as linhas de água desta região correm sérios riscos de ficarem contaminadas, uma vez que está previsto uma ligação das lagoas(fossas) ao ribeiro, limite dos concelhos de Soure e Pombal.
Este ribeiro, passa a céu aberto entre os lugares de Netos e Quinta dos Netos, indo desaguar ao rio arunca, que por sua vez atravessa a vila de Soure. Aqui fazendo a junção com o rio Anços, que depois seguem no mesmo curso até ao rio Mondego, próximo de Montemor o Velho.
É claro, que o Presidente da Camara de Soure, apenas viu neste negócio o lucro que pode arrecadar com os impostos pelo licenciamento desta infraeestrutura.
Não se preocupou com o bem estár destas populações que vão ser afectadas, nem tão pouco se preocupou em esclarecer os cerca de 400 assinantes do abaixo assinado que o alertaram para os perigos desta pocilga.
Assim, este senhor deverá ser responsabilizado pelos danos causados por tal licênciamento, conforme lhe é imputado no abaixo assinado.
Se nada mudar entretanto, a próxima campanha eleitoral para as autarquias locais, será marcada de certeza por esta situação criada pelo executivo da Camara de Soure.

Anonymous said...

"PROMORPEC-AGROPECUARIA LDA"
É esta empresa que já alguns meses anda efectuar obras para suas instalações no lugar Quinta dos Netos onde o local fica muito próximo do Ribeiro dos Netos sendo afluente do RIO Arunca,foi tudo feito ao promenor.Temos julgar os culpados por esta situação e chama-los a responsabilidade o SR. Presidente da camara de Soure,Presidente da CCDR de Coimbra,que recebeu a Reclamação com a baixo assinado por várias populações envolventes,chamar a pessoa responsável pelo Instituto do Ambiente foi este ultimo que deu o parcer e decisão onde se sita na Rua da Murgueira Bairro do Zambujal-2721-865 AMADORA estes três foram os motores de arranque.Agora o que fazer?
União do povo faz a força,efectuar se for caso diso manifestações mostrar a nossa indignação junto de orgãos envolventes,passar informação todo lado porque estes senhores donos das pecuárias são autênticos Poluidouros do meio Ambiente já o fazem na Ribeira dos Milagres-Leiria onde vai desaguar ao Rio Lis é só Mijaçeira e merda na nossas àguas só não vê quem lá passa,temos que vir tomar medidas muito drásticas e muito agressivas contra contra O REI DOS PORCOS,que os leve para porta dele,e cheire a merda deles conviva com cagalhotas,Não sabe o que espera Vamos á luta força rapazes não vamos cruzar os braços vamos fazer correr muita tinta vamos em frente,vamos denuciar estes fulanos.

Anonymous said...

Ó não o Presidente da CMS vai receber uns medalhões em troca simpático gesto da licença nas próximas eleições ou uns porcos de oferta,em cojunto uns cagalhões a boiar no Rio Arunca junto ao açude ponha-se à pesca em cima da Ponte com rede ou anzol vai vê-los passar, ou no Verão vista seus calções e porque não dar uns mergulhos neste belo local tão bom,
vai ter uma boa pontuação já perdeu muitos votos com sua atitude. Como se diz "CAMALEÃO"
sourense.

Anonymous said...

Já existe o movimento do Abaixo-assinado, e é neste sentido que temos que nos organizar.
Lutar contra interesses poderosos e obscuros, não será fácil.
No entanto, não se pode cruzar os braços. Alguma coisa teremos que fazer. Os directamente lesados, e todos aqueles que sejam cidadãos de verdade.
Temos os nossos direitos postos em causa, mas há um, que eu nunca perderei, que é o da INDIGNAÇÃO!
Se a pocilga fôr para a frente. No dia em que correr a "merda"e os "cagalhões" no ribeiro dos Netos, hei-de ter forças para encher uma, duas, três ou mais cistérnas com essa "merda" e ir depositá-la à porta de todos os que licenciaram esta pocilga. E começarei pelo jardim da residençia do sr. João Gouveia, em Soure.
Espero sinceramente, que tenha muita gente a ajudar-me.
NÃO HÁ POLUIÇÃO! NÃO AOS POLUIDORES! NÃO AOS COVARDES, QUE A COBERTO DUMA QUALQUER LEI, NÃO RESPEITAM O CIDADÃO!............
Um Cidadão indignado